domingo, 2 de agosto de 2009

O MUNDO BIPOLAR

O MUNDO BIPOLAR

A ampliação das áreas de influência das superpotências no pós-guerra acabou por dividir o mundo entre nações que adotavam o capitalismo ou o socialismo, situação que perduraria até o final da década de 1980.Essa disputa entre duas ideologias diferentes é o que chamamos de Mundo Bipolar(dois pólos de influência mundial).
Para entender a nova ordem geopolítica e econômica mundial bipolar que ficou estabelecida a partir do pós-guerra, é preciso entender as decisões que foram tomadas pelas nações que venceram a Segunda Guerra Mundial.
A Alemanha tinha sido derrotada e encontrava-se sob o domínio de três países capitalistas a oeste (França,Estados Unidos e Inglaterra) e sob o controle do governo socialista soviético a leste.
A cidade de Berlim (capital da Alemanha) também foi dividida e ficou sob a tutela dessas quatro potências. Em 1949, o lado capitalista foi transformado na República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental, e o lado socialista, na República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental
Mais tarde, foi construído um muro na cidade de Berlim, separando o lado ocidental(capitalista) do lado oriental(socialista). Claro, que com a separação, as pessoas do lado soviético não podiam ir visitar seus parentes no lado capitalista e nem o lado capitalista podia entrar no lado socialista. Isso é brincadeira??? Não, ocorreu durante essa disputa ideológica... uma cidade dividida por um muro. Alguém tentou fugir? Claro, muitos (do lado soviético), mas eram fuzilados ou eletrocutados.

As Rivalidades entre Estados Unidos e União Soviética no pós-guerra
Apesar dos Estados Unidos e da União Soviética terem assinado acordos e tratados em comum, o período que se seguiu ao final da Segunda Guerra foi marcado por rivalidades entre os dois países.
Após a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos se despontava como uma grande potência econômica e militar capitalista, que até então quem ocupava era a Inglaterra e outros países europeus. Como esses países estavam arrassados pelas guerras (seus territórios tinham sido palco das lutas), a potência capitalista passou a ser a norte americana.
Os Estados Unidos, que viam o fortalecimento político e militar soviético como uma séria ameaça à sua hegemonia no mundo, passaram a buscar estratégias que pudessem impedir a expansão do movimento socialista na Europa no Leste e no Sudeste Asiático.
Planos de ajuda econômica foram oferecidos, para a recuperação dos países afetados pelo conflito. Podemos destacar o chamado Plano Marshall. O Japão também começou a receber créditos financeiros.
Em curto espaço de tempo, essas nações reconstruíram boa parte de suas infra-estruturas, recuperando praticamente todo o parque industrial.Os norte-americanos, na condição de grande credor, colocaram as nações européias em uma posição de subordinação aos seus interesses estratégicos, o que resultou, por exemplo, na garantia de uma vasta área em que predominavam governos capitalistas.
Por outro lado, reagindo às estratégias norte-americanas, a União Soviética efetivou sua influência sobre os países do Leste Europeu apoiando o estabelecimento de governos com orientação socialista na região, mesmo que para mantê-los tivesse de intervir fazendo uso de suas próprias forças militares.
Esse período pós guerra foi marcado por disputas acirradas de poder entre norte-americanos e soviéticos, que buscavam reunir sob suas áreas de influência, respectivamente capitalista e socialista, o maior número possível de nações. Foi o período da chamada GUERRA FRIA, uma época de grande tensão mundial devido à possibilidade de conflito armado entre as duas superpotências nucleares.
O confronto direto entre esses dois países era evitado ao máximo, pois isso resultaria numa catástrofe planetária(os dois países já tinham armas nucleares). Isso fez com que esses países, financiassem diversos conflitos armados regionais como forma de levar para sua área de influência(capitalista ou socialista) o maior número de países.
Exemplos de conflitos armados: Guerra do Coréia (1950-1953), do Vietnã (1954-1973) e do Afeganistão (1979-1988), nas quais movimentos internos socialista de um lado e capitalistas pró-ocidente de outro confrontaram-se com a ajuda soviética ou com o auxílio norte-americano.




Exercitando: (copiar no caderno)
1)Na consolidação do mundo bipolar, o que significou a separação da Alemanha em dois países distintos? Qual era o significado simbólico do Muro de Berlim nesse cenário geopolítico?

2) O que foi o Plano Marshall e qual a sua importância na consolidação dos Estados Unidos como superpotência mundial?

3) O que foi a Guerra Fria?

4) Explique, porque o mundo após a 2ª Guerra Mundial ficou conhecido como "Mundo Bipolar"?

Abraços!! Professor Josevaldo Soares
Texto e perguntas adaptados do livro: Geografia Espaço e Vivência.BOLIGIAN,Levon.Atual Editora. Compilado Por: Tia Rô

USINA ALIANÇA

HISTÓRICO DA USINA ALIANÇA

A história da Usina Aliança representa, talvez, a própria história do Município onde está localizada. Foi nas suas terras ou em partes delas, nos Engenhos Laureano, Sítio Novo e Mata Limpa que se desenvolveu o referido Município. A cidade cresceu á sombra da Usina Aliança, “além de ter sido uma fonte empregadora de mão-de-obra, contribuiu sensivelmente para a receita do Município através dos impostos recolhidos.(ARAUJO, 1996). Pernambuco, possuiu mais de cem usinas de cana-de-açúcar, onde a Usina Aliança destacou-se por ter uma boa localização na Zona da Mata, constituindo propriedade de Pessoa de Melo & Cia (Belarmino e Walfredo Pessoa de Melo) e Carlos Pessoa de Melo e filhos.

De acordo com dados obtidos em entrevistas realizada nas dependências da antiga Usina Aliança, seus fundadores foram Luiz Ignácio Pessoa de Melo, João Brito de Albuquerque Veiga, Walfredo Luiz Pessoa de Melo e Belarmino Luiz Pessoa de Melo, todos cidadãos brasileiros e domiciliados na época no Município de Nazaré da Mata. Os lucros verificados nos balanços anuais eram distribuídos igualmente entre os sócios. Com o falecimento de um dos sócios, a sociedade não se dissolvia; continuava com herdeiros do sócio falecido. Em 15 de setembro de 1914, saiu da sociedade João de Brito de Albuquerque Veiga e entrou João de Melo Filho. Posteriormente, o Sr. Melinho, como era conhecido João Joaquim de Melo Filho, vende sua parte ao Sr. Belarmino Luiz Pessoa de Melo, ficando este com 2/3 de todo o capital da usina. Um dos membros fundadores, o Sr. Luiz Inácio Pessoa de Melo, exerceu algumas funções públicas.

Foi membro, do conselho de inteligência nomeado pelo governador Barbosa Lima em substituição ao primeiro governo municipal republicano de Nazaré, dissolvido pelo ato de 30 de agosto de 1882, o qual deveria governar o município até a eleição da nova representação a se realizar em novembro desse ano. Foi ainda prefeito do Município no triênio 1907/1910 (PEDROSA, 1983).

O Cel. Luiz Inácio Pessoa de Melo, deixa sete filhos: Pedro Luiz, Belarmino Luiz, Serafim, Maria Digna, Helena, Tereza e Maria Alice. O primeiro foi juiz de direito em Nazaré da Mata no período de 1908 à 1914, passando a fazer parte da sociedade Pessoa de Melo & Cia. a partir de 1°de setembro de 1915. O segundo, Belarmino Luiz Pessoa de Melo, foi prefeito de Nazaré no período de 1925/1928. Que era casado com D. Evangelina, irmã de José Ermírio Barroso de Morais, um dos maiores industriais do país, e dono do engenho Santo Antônio, próximo de Lagoa Seca, hoje Upatininga, distrito de Aliança. Em 1924, José Ermírio, foi gerente geral da Usina Aliança. Em 1962, elegeu-se Senador pelo Estado de Pernambuco, sendo, mais tarde Ministro da Agricultura no Governo João Goulart. Walfredo Luiz, casado com D. Anita Guerra, foi senador e prefeito de Aliança. Como prefeito, construiu o prédio da prefeitura e da Igreja Matriz que ainda fazem parte dos monumentos históricos de Aliança.

Em 1914, uma capela em louvor a Virgem da Conceição foi construída cuja a festa em honra à Mãe de Deus, durante décadas, se revestiu de grande pompa, sendo considerada uma das mais animadas festas do Estado. Em 1960, aquela capelinha sofreu uma grande reforma o que descaracterizou totalmente a sua forma primitiva. Todo o arsenal artístico do início do século criminosamente ruiu. Hoje, um monumento católico em linhas moderníssimas, a igreja da Imaculada Conceição nada guarda a lembrança da pequenina capela. Seu altar está revestido no mais legítimo e rico mármore carrara italiano; e na sacristia, imagens barrocas do século XIX; seu frontispício é composto por três portas e três janelas na parte superior com cornijas em cima das mesmas e na parte mais elevada do frontão há uma cruz de cimento encimada em uma torre piramidal, com óculos vazadas em suas laterais (o anterior, em madeira trabalhada no estilo gótico e jônico).

É muito provável que as imagens atualmente recolhidas à sacristia e sob severa vigilância que ornaram os antigos altares da capelinha, tenham pertencido a capela do Engenho Velho (ricas peças de madeira, ouro e prata). E durante muitos anos era realizada uma grande festa em homenagem à mãe de Deus, que foi considerada uma das maiores do Estado.

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DA ALIANÇA

O Município da Aliança é constituído por 83 engenhos de cana-de-açúcar, tendo como um dos maiores fornecedores de cana do Estado, destacando-se entre eles: o de Jucá datado de 1879, Jaguaribe com referência do ano de 1924, bem como de Pirauá, onde mantém suas características originais. Destacando-se a casa grande (moradia do senhor de engenho), senzala, capela, curral, açude e a casa do engenho (moita), onde continha o maquinário e as edificações necessárias para a moagem da cana e o fabrico do açúcar. Fazendo-se uma comparação na produção de açúcar (sacos) e álcool da Usina Aliança com a Usina Barra – localizada no Município de Vicência a 9 km de distância entre as duas usinas – observa-se que na produção de açúcar (sacos) em 1930/1931 da Usina Aliança foi aproximadamente 10,4 vezes maior que a produção da Usina Barra, no mesmo ano.Já na Usina Aliança em 1933/34 a produção de açúcar (sacos) caiu em relação a safra anterior, mas na Usina Barra no mesmo período a produção cresceu aproximadamente 48,25%. Verifica-se que, da safra da Usina Aliança de 1933 até a safra de 1950/1951, a produção cresceu de 104.206 sacos para 210.887, tendo um aumento considerável de 106.681 sacos de açúcar, enquanto que na Usina Barra o aumento da produção no mesmo período foi de 10.000 sacos de açúcar para 76.550 sacos. A produção do álcool só veio aparecer em 1945/46 sendo a produção da Usina Aliança 4,2 vezes maior que a da Usina Barra no mesmo período
O transporte da cana para indústria neste período era feito através de mulas e bois etc. Posteriormente, o transporte foi realizado em trens, com o surgimento das estradas de ferro e mais tarde por transporte rodoviário.

A Usina Aliança, de início, fez construir uma rede ferroviária com mais de 8 quilômetros de extensão, acompanhado o curso do Rio Sirigi, alcançando o Engenho Pendência, na extremidade oriental do Município de Aliança. Dela partem ramais para Cipó Branco e Oiteiro Alto. Dessa maneira a usina não faz depender tanto sua moagem do transporte rodoviário, embora utilize cerca de 50 caminhões próprios e alugados, durante a safra, no transporte da cana (ANDRADE, 1958)


Mereceu destaque a Estação Ferroviária de Aliança, datada de 01/01/1883, construída pelos ingleses, que teve sua importância para economia do Município, com o escoamento da produção da agroindústria do açúcar, e transporte de passageiros com destino à capital e cidades circunvizinhas, mas se encontra em estado de abandono. A ação antrópica modificou e vem modificando grande parte da natureza. Com a Usina Aliança não foi diferente, desde sua fundação foi necessário o desmatamento parcial, para a implantação da cultura da cana-de-açúcar no Município. Hoje, restam alguns vestígios de matas isoladas no cume de pequenas elevações. Nos anos de 1984 a 1989, a empresa no seu auge de produção de açúcar e álcool, trouxe a Município de Aliança o progresso. Neste período, a usina empregava só de empregos diretos e indiretos cerca de 2500 funcionários. Nas entrevistas realizadas foi observado, o local de residência dos funcionários obtendo-se como resultado que 82% dos funcionários residem em Aliança. A usina, entretanto, acarretou para o município vários impactos ambientais como: a derrubadas das matas sem um estudo de reflorestamento para o mesmo, poluição dos rios com as caldas e vinhoto jogados aos rios, e o empobrecimento do solo com as queimadas, ato muito usado pelos proprietários quando a usina estava em funcionamento. No início dos anos 90, a indústria aliancense começou a sofrer graves crises econômicas, como tantas outras usinas no Estado de Pernambuco, provocadas pela seca neste período e também a falta de interesse dos usineiros em investir no campo e na indústria, onde os mesmos achavam melhor investir na sua indústria do sul. Em uma das suas últimas safras no ano 91/92 foram fabricados 560.000 sacos de açúcar de 50kg moendo 600.000 toneladas de cana. Sem mais condições de investir e manter a usina em funcionamento, a família Pessoa de Melo arrendou a indústria e o campo ao Grupo Luismar Melo, filho do Sr. Bolívar, dono do engenho Cueiras, homem muito sério, o qual, junto com o cunhado Paulo Fernandes Morais, já eram os maiores produtores de açúcar de Pernambuco e Paraíba. Dessa forma, propuseram-se a arrendar a usina. Constituíram uma sociedade -Santa Emília - para esse propósito, em 1994. O grupo trabalhou na referida usina por aproximadamente dois anos e encerrou a produção no ano de 1995 a 1996.

O Governo de Pernambuco e o Governo Federal retomaram as negociações para a implantação de um amplo programa de Reforma Agrária, visando mudar a face da Zona da Mata, objetivando assim que as terras dos engenhos da usina Aliança, pudessem ser as primeiras terras incluídas no programa, em função do avançado processos de avaliação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA). A área da usina chega a 7mil ha com um patrimônio estimado em R$ 20 milhões, incluindo a planta industrial.

“Já as dívidas da empresa somam cerca de R$ 251 milhões, de acordo com dados de Janeiro do ano passado da comissão estadual de reforma agrária. O Banco do Brasil é o maior credor, com R$ 190 millhões. Os débitos trabalhistas somam R$ 15 milhões e neste momento a Usina Aliança está tentando reduzir este passivo fazendo acordos, com os empregados, mediante pagamento das dívidas com parcelas de terra. As demais dívidas da Usina Aliança são com o imposto sobre circulação de mercadorias, ICMS( R$ 13 milhões), o fundo de garantia por tempo de serviço, FGTS (R$ 8 milhões), INSS (R$ 10 milhões) e Bandepe (R$ 1,5 milhões). Jornal do Commércio, economia, 14/12/1999”.

A Usina Aliança, cuja falência foi decretada em 1997, engloba uma área com 22 engenhos que totalizam 7,2 mil hectares. Muitos aliancenses e trabalhadores das cidades vizinhas ficaram sem emprego um total de 1400 trabalhadores esperando uma indenização trabalhista cujo o pagamento só ocorreria na justiça. Alguns ex-funcionários receberam seus direitos trabalhistas em forma de terras; outros por sua vez ainda esperam uma resposta na justiça. Revoltados com a situação de espera, trabalhadores rurais sem-terra chegaram a invadir a usina em abril de 2001, e atearem fogo na casa grande e organizaram na frente da usina um movimento que ocupou as ruas da cidade.

Em 24, de maio de 2004, o Presidente da República em exercício José de Alencar, assinou o decreto de desapropriação de dez engenhos pertencentes à Usina Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, totalizando cerca de 3,2 mil hectares aptos para reforma agrária.

As terras desapropriadas ontem equivalem a quatro processos que tramitavam na casa civil há pelo menos cinco anos. Os engenhos Sirigí, Guararapes, Água Branca, Marimbondo, Oiteiro Alto, Cana Brava, Maré, Ajudante, Natal e Belo Horizonte poderão ser desapropriados em no mínimo seis meses, período em que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA) planejar avaliar as terras, indenizar os proprietários e promover a emissão de posse (Diário de Pernambuco, 26/05/2004).

Diante destes quatro processos que deram direitos as trabalhadores, ainda tramitam em Brasília mais dois de desapropriação dos outros doze engenhos da usina, que abrigam pelo menos 600 famílias ligadas à CPT (Comissão Pastoral da Terra) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com um parecer divulgado pela CPT, o patrimônio avaliado da Usina Aliança é de R$10 milhões.
Em 25 de setembro 2005, mais um ato do MST, invadindo novamente a Usina Aliança, onde atearam fogo em outra casa grande e no maquinário que resta na usina, por volta das sete horas da manhã do domingo.
“O protesto teve como objetivo pressionar o INCRA a assinar a imissão de posse da área, que foi desapropriada pelo governo federal em maio do ano passado”(JORNAL DO COMMERCIO,25/09/2005).

O delegado do Município, à frente do inquérito que investiga o incêndio na Usina Aliança, ocorrido em 25 de setembro de 2005, após a invasão por um grupo de agricultores ligados ao MST, pediu para que o Instituto de Criminalista faça uma perícia nos locais destruídos pelos sem terras. De acordo com o delegado trata-se de uma ação criminosa. Desta vez, atearam fogo na outra casa grande, onde residia a proprietária da Usina Aliança, e também colocaram fogo em equipamentos usado na moagem da cana-de-açúcar, no escritório da usina em janelas da parte física da usina